O engajamento interno como aliado na inovação   
09/11/2018
Agência Surfe

O engajamento interno como aliado na inovação  

A Inovação e a transformação digital está nas mãos das pessoas. O protagonismo da evolução tecnológica é resultado da capacidade humana de pensar e propor ideias, das mais simples às radicais e disruptivas.

Ao avaliar as empresas listadas como as mais inovadoras do Brasil do ranking Valor Inovação 2018, a maioria se destaca por promover o engajamento do seu público interno. A Embraer, por exemplo, possui um plano de Incentivo para novas ideias que envolve por ano, 50% dos seus funcionários. A Embraco, promove sessões de Design Thinking e encontros para gerar ideias e, em 2017, recebeu 37 mil sugestões, 13 por funcionário. Dois exemplos que mostram a capacidade de inovação interna, um caminho mais simples e curto para inovar. E o melhor, com quem mais conhece seus problemas e seus clientes.

No Grupo Algar, e especialmente na Algar Tech, os associados (como são chamados os colaboradores) são estimulados a pensar a inovação e todas as áreas da companhia são incentivadas a inovar por meio de múltiplas abordagens:

  • Engajamento Interno: com estímulo da área de inovação, clientes e operação.
  • Embaixadores da Transformação Digital: representantes das áreas que apoiam no engajamento e identificação de ideias e projetos de transformação digital.
  • Programas de Formação e Conhecimento “Dê Asas” focado no desenvolvimento de novas competências para evolução do portfólio.
  • DT Week: uma semana inteira, a cada semestre, com transmissão ao vivo para 100% dos associados para terem acesso a conhecimento sobre inovação por meio de palestras, painéis, workshops e demonstração de novidades.
  • Plano de Incentivo: reconhecimento semestral e anual de projetos implantados com resultados comprovados, que podem chegar a 4 salários/ano por iniciativa implantada.
  • Hackathon: maratona de programação para resolução de problemas reais de negócio com premiações em dinheiro.
  • Laboratórios e Inovação aberta: associados tem a oportunidade de estarem em contato com as inovações mais disruptivas e tecnologias de ponta.

A transformação digital deve estar inerente à estratégia de crescimento da companhia e as empresas que buscam essa evolução devem abraçar e engajar seu ecossistema de inovação com o seu público interno.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.