Ciclo de recebimentos: como a transformação digital afeta esse setor
02/05/2018
Algar Tech

Ciclo de recebimentos: como a transformação digital afeta esse setor

A internet mudou completamente a maneira das pessoas se relacionarem com o mundo, desde o modo de comprar até a maneira de negociar dívidas. Para o setor de contas a receber, que cuida do ciclo de recebimentos – desde a  emissão da fatura até o recebimento, isso significa uma necessidade de se atualizar e encontrar novas maneiras de prestar seus serviços aos clientes. Ao processo de se atualizar conforme às novas demandas geradas pela internet, dá-se o nome de transformação digital.

Como a transformação digital afeta o ciclo de recebimentos

A transformação digital é um processo vivenciado por empresas de todos os portes e segmentos. Mais do que uma escolha dos empresários, essa transformação é uma obrigação para empresas que desejam se manter competitivas no mercado.

Processos que antes da internet funcionavam muito bem, já não respondem mais às necessidades e aos anseios dos clientes. Quando se trata dos processos do ciclo de recebimentos, é ainda necessário adequar-se às expectativas do consumidor, uma vez que a cobrança é sempre um procedimento delicado e deve visar não só a recuperação de crédito, mas a retenção do cliente.

Abaixo, listamos 3 aspectos do ciclo de recebimentos que podem ser impactados pela transformação digital:

Canais de atendimento

Em tempos de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, as malas-diretas e as ligações não são mais a melhor maneira de entrar em contato com seu cliente, seja para realizar a cobrança ou enviar notificações de pré-cobrança.

Além de ser impessoal, as malas-diretas podem ser facilmente ignoradas pelos clientes e a empresa não recebe respostas. Já as ligações podem ocorrer em um momento inadequado e causar insatisfação e, ainda, esse tipo de contato requer uma resposta instantânea do cliente – o que nem sempre é possível quando o assunto é cobrança e renegociação de dívidas.

Nesse sentido, a mudança que sua empresa precisa ter em relação ao contato com o cliente é possibilitar o atendimento através de URA (Unidade de Resposta Audível) e canais digitais, como redes sociais, SMS e e-mail.

Personalização do contato

A experiência do cliente deve ser uma prioridade para a sua empresa. Usuários levam em conta suas experiências na hora de decidir ou não fazer negócio novamente com uma empresa e uma única experiência negativa pode ser suficiente para perder um cliente.

Quando se trata do contato, oferecer uma boa experiência não é simplesmente oferecer um bom atendimento, é ultrapassar as expectativas e as necessidades do cliente. Desse modo, uma alternativa eficiente é investir no atendimento personalizado.

Com as ferramentas disponíveis no mercado atualmente, é possível segmentar de maneira inteligente sua carteira de clientes e encontrar a melhor maneira e o melhor canal para contatar determinado grupo de acordo com o seu perfil de comportamento.

Atendimento 24h

Segundo uma pesquisa da Gartner, até 2020, 85% dos clientes vão se relacionar com as empresas através de algum mecanismo automatizado. Isso porque, ao oferecer canais de autoatendimento, as empresas também oferecem maior flexibilidade e possibilidade do cliente resolver seu problema a qualquer momento, conforme sua escolha.

Os canais de autoatendimento também são uma alternativa para aumentar a eficiência do ciclo de recebimentos, uma vez que o cliente pode optar por não ter que conversar com outra pessoa para realizar pagamentos, renegociar dívidas e prazos.

Ou seja, ele pode realizar a renegociação quando quiser, quando já estiver seguro e preparado para isso e, dessa forma, o setor obtém mais sucesso em suas atividades.

 

Tudo o que você precisa saber sobre transformação digital, jornada de pagamentos e experiência do cliente

Saiba mais sobre como a transformação digital impacta a jornada de pagamentos e a experiência do cliente no nosso e-book:

Baixar e-book agora

 

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.