Experiência do usuário e produtividade no ambiente de trabalho
18/05/2018
Algar Tech

Experiência do usuário e produtividade no ambiente de trabalho

Você sabe: a experiência do usuário (UX, User Experience) é um termo que tornou-se ainda mais popular no contexto da transformação digital. O conceito se refere à maneira de que as pessoas se sentem ao utilizar a interface de alguma tecnologia. Por isso, quando se fala em oferecer uma “boa experiência do usuário”, entende-se como o oferecimento de uma interface intuitiva, eficiente e confortável de ser utilizada.

A popularização do termo se deve, principalmente, ao boom da internet e ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Esses dois fatores aumentaram a presença das soluções tecnológicas na vida das pessoas.

Hoje, as informações estão disponíveis na palma da mão, a um clique/toque de distância. Nesse contexto, os usuários das TIC tornaram-se muito mais empoderados, informados e conectados – o que também aumentou seu nível de exigência em relação à experiência oferecida em sites, apps, softwares e outros canais digitais.

A experiência do usuário no ambiente de trabalho

A experiência do usuário também impacta o ambiente de trabalho. Afinal, os canais digitais são parte do cotidiano das corporações que passaram pela transformação digital.

Sendo assim, a experiência dos usuários com os canais digitais utilizados na empresa acaba por se relacionar de maneira direta à satisfação dos colaboradores – o que é fundamental para manter a equipe produtiva.

Para esclarecer a relação entre experiência do usuário e produtividade do time, pense no seguinte: quando um colaborador não consegue utilizar sua máquina, algum software ou até mesmo a impressora, ele está tendo uma experiência negativa. Essa experiência vai tomar seu tempo, porque ele precisa resolver esse problema abrindo um chamado na TI  (o que vai ocupar outros profissionais) e, ainda, pode causar irritação, o que é negativo para o seu trabalho.

Agora, se houver garantia da funcionalidade dos canais digitais que ele precisa utilizar e soluções rápidas e adequadas para os problemas comuns, o tempo perdido será muito menor e o usuário ficará mais satisfeito.

Transformação digital e experiência do usuário no ambiente de trabalho

Com as novas aplicações das tecnologias de análise de dados e inteligência artificial, é possível trabalhar para oferecer a melhor experiência do usuário para seus colaboradores e, consequentemente, aumentar o índice de satisfação da equipe.

Esse é o foco do Intuitive Service Desk (ISD), uma solução da Algar Tech. O ISD é, basicamente, um ponto único de contato que pode ser acionado pelo usuário que precisa de suporte técnico.

Quando tiver um problema, o usuário pode utilizar esse ponto de contato (que estará disponível no canal a sua escolha, podendo ser e-mail, WhatsApp, Telegram etc.) para buscar a solução. A diferença é que parte do atendimento pode ser realizada através de um robot de atendimento, a Estella, que é treinada para solucionar diversos problemas, sem precisar de interferência humana, diminuindo, assim, o número de chamados na TI.

Além disso, com ferramentas de análise de dados, o ISD consegue prever problemas que podem acontecer em sua rede e impedir que eles aconteçam ou, se não for possível, encontrar maneiras rápidas e eficientes de solucioná-los.

O ISD também conta com uma interface simples e intuitiva, para que todos os colaboradores consigam utilizá-la com facilidade.

Com tudo isso, o ISD oferece uma boa experiência do usuário aos colaboradores, que poderão solucionar problemas com TI em menos tempo de maneira eficiente, além de terem mais estabilidade na disponibilidade dos canais digitais.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.