Data Driven Marketing: dados com significado para suas estratégias de marketing
23/10/2017
Algar Tech

Data Driven Marketing: dados com significado para suas estratégias de marketing

O marketing orientado a dados tem se tornado uma tendência quando o assunto é tomada de decisão com base na análise de informações dos clientes

Estudos indicam que a personalização exigida pelo consumidor torna a informação cada vez mais valiosa. Comprar, hoje, tem muito mais a ver com uma experiência relevante e ininterrupta que com o produto em si. O cliente está acostumado ao conhecimento que os profissionais de marketing têm sobre as suas preferências, assim como à capacidade de antecipar as suas necessidades. Levar mensagens quebradas ou conflituosas faz parecer que os profissionais da área estão desorganizados, aborrecendo os clientes ao ponto de afastá-los.

O Data Driven Marketing é uma estratégia na qual os profissionais de marketing obtêm informações e tendências ao analisar dados gerados pela empresa ou pelo mercado, transformando essas ideias em decisões acionáveis. No geral, é tomar decisões mais objetivas sobre a estratégia de marketing ao se basear em dados.

A estratégia conduzida por dados é elemento essencial de uma campanha de marketing e publicidade de sucesso. O rápido desenvolvimento tecnológico força os especialistas de marketing a modificar suas formas de pensar e planejar estratégias. Cada vez mais o setor precisa se adaptar, o que força as marcas a repensar cada aspecto das suas abordagens e reestruturar os investimentos.

Com o aumento da quantidade de formas de coletar informações, é necessário simplificar os dados e o acesso a eles. A melhor maneira de fazer isso é através da tecnologia, com o uso de plataformas de automação de marketing.

Data Driven Marketing em números

A quantidade de dados no mundo dobra a cada dois anos e atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020, de acordo com estatísticas do Gartner e IDC. Em 2020, a quantidade de dados no mundo terá aumentado 50 vezes desde 2011. Segundo previsão da IBM, em 13 anos mais de 75% das empresas estarão utilizando essa metodologia para criar soluções inteligentes de mercado.

Analisar essas informações da maneira tradicional torna-se, cada vez mais, uma tarefa humanamente impossível. Assim, tem se tornando essencial atualizar, de forma constante, tanto as tecnologias, quanto as operações de marketing e o modo como é feita a interação com os clientes.

Sempre tenha em mente que o ponto central do Data Driven Marketing é baseado nos seguintes pontos:

  • Volume, que diz respeito à quantidade de dados obtidos diariamente;
  • Velocidade com que esses dados chegam para as empresas, que está cada vez mais alta;
  • Variedade, já que, com tantos dados, vindos de tantas formas, a variação é inevitável;
  • Veracidade, pois para usar esses dados, eles têm que ter credibilidade;
  • Valor, pois sendo um dado correto e objetivo, resulta em resultados diretos para o caixa da empresa.

A importância dessa análise é real tanto para grandes quanto micro e pequenas empresas que aderem a esses recursos.

Os principais benefícios do Data Driven Marketing  

Eficácia, facilidade de implementação e disponibilidade de ferramentas amigáveis para os processos de análise: esses são alguns dos principais benefícios do Data Driven Marketing. Conheça mais sobre essas vantagens e saiba como essa estratégia pode beneficiar os negócios:

Segmentação eficiente do público

Escolher o Data Driven Marketing como estratégia é uma forma de melhorar a segmentação do público. Ao tratar e analisar os dados de forma correta, as marcas podem saber exatamente quem está envolvido com seus esforços de marketing em cada canal e assim como seu comportamento. Assim, a empresa economiza e foca todo seu dinheiro e energia no público correto. Isso também ajuda a concentrar os esforços de marketing nos meios corretos e nos momentos mais efetivos.

Conteúdo relevante

O atributo mais importante de uma campanha de marketing é ter uma mensagem relevante. O mercado está cada vez mais competitivo, então é necessário gerar um conteúdo personalizado e ter uma comunicação que vá de acordo com o público-alvo e seus respectivos interesses.

Por ser baseada em dados, a estratégia de data-driven contribui na separação do que é relevante para o seu público e o que não é. Ferramentas como automação de marketing, Google Analytics e monitoramento de redes sociais podem fornecer informações essenciais para a elaboração de uma estratégia de sucesso.

Permite fazer testes A/B

Para refinar sua estratégia e focar no seu objetivo, a melhor forma é realizando testes A/B. Com eles, você pode fazer dois testes, mudando apenas uma variável, e no fim avaliar o que gerou melhores resultados.

Isso economiza tempo em supor o que deve ou não funcionar melhor com suas personas. Os testes permitem que sejam tomadas decisões baseadas em números, o que diminui a chance da escolha resultar em falhas no futuro. Outra vantagem é que os esforços passam a ser concentrados em projetos que oferecem um ROI superior e que são de maior valor para o consumidor.

Otimiza a experiência do cliente

Por fim, outro benefício é o fato de que o Data Driven Marketing também pode ser usado para otimizar a experiência do cliente. Caso seja percebida uma taxa de rejeição elevada ou uma conversão baixa em certo ponto de sua campanha, você pode avaliar o porquê e ajustar, conforme necessário, para que a experiência do cliente seja otimizada. É o tipo de iniciativa que tem um poderoso impacto no crescimento e retenção.

Por que contratar Data Driven Marketing?

Além das vantagens anteriormente expostas, a estratégia de Data Driven Marketing traz retorno financeiro e melhor colocação no mercado. Utilizar análise de dados ajuda também na rotina administrativa da empresa centralizando as informações e deixando os colaboradores aptos para tomarem decisões sozinhos, mas ainda sob a coordenação do administrador. Isso faz com que os riscos e erros sejam reduzidos.

Com o Data Driven Marketing, é possível encontrar as informações mais relevantes para desenvolver qualquer estratégia necessária para o crescimento da empresa. Somado a uma boa estratégia de TI, seus dados ficarão sempre seguros e acessíveis, o que facilita qualquer análise.

Sua empresa já utiliza Data Driven Marketing? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.