Algar Tech amplia sua solução de cobrança digital e usa inteligência de dados para evitar inadimplência
26/04/2018
Algar Tech

Algar Tech amplia sua solução de cobrança digital e usa inteligência de dados para evitar inadimplência

Operação especializada atua na prevenção da inadimplência e na maximização da recuperação de dívidas para melhorar resultados dos clientes

Sete em cada 10 brasileiros atrasaram alguma conta em 2017, segundo pesquisa da SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Embora a maioria tenha interesse em quitar suas dívidas, muitos esperam facilidades por parte das empresas na hora da negociação. Há, ainda, aqueles consumidores que atrasam o pagamento apenas por esquecimento.

Buscando preencher essas lacunas, anunciamos a criação de uma oferta especializada que atua em todo o ciclo de garantia de recebimento, da pré-cobrança à recuperação de dívidas.

A solução, denominada Advanced Collection, contempla as melhores práticas de inteligência de negócio e de dados, com abordagens por meio de canais e discurso mais adequados, de acordo com o perfil dos consumidores. A atuação da Advanced Collection engloba tecnologias e pessoas com expertise em várias áreas e se inicia por meio de análises preditivas de propensão de risco de atraso. Com isso, são executadas ações proativas para aumentar o índice de pagamentos dentro do prazo, como aviso de vencimento, campanhas de cadastro para débito automático, entre outros.

Além de proporcionar facilidades e conveniência ao consumidor, tais práticas beneficiam as empresas com a redução de gastos com cobrança, concessão de desconto, diminuição de chamadas no contact center e redução da inadimplência. “A aplicação de analytics permite avaliar o comportamento do consumidor endividado, aumentando as chances de sucesso no contato, bem como o melhor horário e canal para abordagem”, explica Marco Aurélio Matos, CDO da Algar Tech.

Já na fase da cobrança em si, é possível aplicar uma segmentação inteligente de carteira, modelos de propensão de recuperação e monitoramento por indicadores de performance. Além disso, a utilização de múltiplos canais de contato com os consumidores, como chat, e-mail, SMS e redes sociais com ferramenta de inteligência cognitiva, possibilita um processo de cobrança mais eficiente. A facilidade de implementação, integração da plataforma com sistemas legados via API´s e aplicação de dashboards flexíveis, são outras vantagens desta solução.

Matos ressalta que os modelos de negócio são customizados conforme necessidade da empresa-cliente. “Nós oferecemos uma consultoria especializada, envolvendo profissionais com experiência comprovada de quase 20 anos de mercado para realizar uma definição conjunta da estratégia de prevenção da inadimplência e a maximização da recuperação de dívidas. É, realmente, uma solução completa de gestão de recebimento para as empresas”.

Autoatendimento em cobrança

As plataformas de autoatendimento em cobrança têm potencial de crescimento. Segundo a pesquisa “Devedores do Brasil 2017”, da realizada pela Cantarino Brasileiro e Instituto GEOC, os consumidores estão mais propensos a negociar direto em plataformas digitais. Por isso, uma das prioridades da solução da Algar Tech é diminuir o esforço do devedor com o uso de inteligência cognitiva.

A atendente virtual da Algar Tech – Dudaque integra a oferta Advanced Collection, consegue elaborar uma proposta em segundos e possui capacidade ilimitada de atendimento simultâneo. Implementada em dezembro do ano passado em atendimentos via aplicativos de mensageria, a solução leva a um aumento de recuperação em até 55%. “A modalidade online evita constrangimentos e dá liberdade aos consumidores para conduzir suas negociações de forma simples e adequada à sua capacidade de pagamento”, enfatiza Cristiano Santos, diretor de Gestão de Clientes da Algar Tech.

Portal de Negociação

Outra funcionalidade da Advanced Collection é o Portal de Negociação, por meio do qual o consumidor pode visualizar débitos, realizar simulações, negociar dívidas, parcelamentos e emissão de boletos de pagamento, tanto pela Web quanto por dispositivos móveis.

De acordo com dados internos da companhia, em alguns setores, foi possível atingir 100% de efetividade de pagamento nas negociações realizadas pelo portal, resultado 60% maior do que as negociações realizadas direto com o operador.

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.