4 tendências influenciam o comportamento do consumidor na era digital
18/01/2018
Algar Tech

4 tendências influenciam o comportamento do consumidor na era digital

A capacidade de adquirir informações influencia diretamente na decisão de compra do consumidor

Desde o surgimento da internet, o processo de decisão de compra não é mais linear. São inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente, que procura obter uma série de informações decisivas sobre um produto muito antes de entrar em contato com a loja.

Não temos dúvidas de que a era digital mudou os hábitos dos consumidores, mas será que a sua empresa está usando essas mudanças a seu favor? Da mesma forma que as pessoas buscam informações e opiniões para conhecer melhor as marcas e tomar uma decisão segura, as marcas também precisam conhecer ao máximo seu público-alvo, para oferecer a ele os produtos ideais, da melhor maneira possível e nos canais de venda certos.

O processo de decisão de compra parte de uma necessidade ou um desejo do consumidor, que passa por diferentes etapas até escolher adquirir um produto. É importante que as marcas analisem o comportamento do consumidor para entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo e auxiliar o comprador a fazer este percurso mais rapidamente.

Ao conhecer os hábitos dos clientes, você pode pode traçar planos mais eficazes de prospecção e vendas, aprimorar sua estratégia de comunicação e desenvolver melhorias no produto de acordo com as necessidades reais do comprador. Aprender sobre o consumidor é entender como ele pesquisa e consome produtos e serviços e quais fatores pesam na hora de escolher uma marca. Conheça agora quatro tendências comportamentais da era digital:

1. Mobile

Não é novidade que somos cada vez mais mobile, mas alguns números impressionam. Uma pesquisa de mercado realizada pelo Opinion Box em maio de 2017 mostra que 70% dos internautas acessam as redes sociais principalmente pelos smartphones, enquanto 27% preferem navegar pelos computadores.

Além disso, a pesquisa sobre comércio móvel realizada pelo Opinion Box em parceria com o Mobile Time revela que os smartphones são utilizados não apenas para pesquisar produtos. O levantamento mostra que 73% dos internautas com smartphone já fizeram ao menos uma compra pelo dispositivo e 95% deles estão satisfeitos com suas experiências de compra.

Nesse contexto, as marcas precisam avaliar sua presença mobile e a experiência de compra pelos dispositivos móveis. Não é preciso ser uma grande empresa para explorar as oportunidades do m-commerce e criar uma plataforma própria para atender o cliente. Um restaurante, por exemplo, pode ter um aumento significativo nas vendas se explorar as oportunidades dos canais móveis. O iFood e o Uber Eats são provas de que pequenas empresas podem se aliar para melhorar a experiência e o conforto do consumidor na hora de pedir o jantar.

2. Experiência é a alma do negócio

Estamos vivendo a era da experiência. Queremos atendimento rápido, eficiente e personalizado. Com tantas opções de produtos semelhantes, optamos por aquele que nos oferece a experiência de compra mais agradável. Sua empresa precisa estar preparada para oferecer uma boa experiência para o consumidor em qualquer ponto de contato com a marca.

3. O consumidor tem o poder

Juntamente com a experiência, vem o empoderamento do consumidor. Ele quer sentir que tem o direito de escolha e o poder para decidir. Para isso, as empresas devem oferecer opções, ferramentas e usabilidade que facilitem a tomada de decisão do consumidor.

Para isso, ter conhecimento sobre o comportamento do seu cliente é fundamental. Pesquisas de mercado, dados coletados a partir de Big Data e geolocalização são algumas das possibilidades para estudar seu cliente e criar ações que o façam sentir especial e empoderado. É importante oferecer opções com foco genuíno no que o cliente deseja, não no que acreditamos ser melhor para ele.

4. Relacionamento é coisa séria

Antes de se queixar de que os consumidores estão exigentes demais, entenda que isso é bom para eles, mas é ótimo para você. Fidelizar o cliente já é papo antigo no marketing, e como a internet tem a capacidade de potencializar tudo, ficou ainda mais essencial. O consumidor não quer trocar a experiência maravilhosa com uma empresa por algo incerto, ele quer ser fiel.

Ao ampliar seus canais e construir relacionamentos fortes com seus clientes, você aumenta a fidelização e os transforma em verdadeiros embaixadores da sua marca.

E você? Conhece o seu consumidor? Sabe como ele se comporta no meio digital? Conte pra gente nos comentários!

Posts relacionados

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.