Enxergar antes, agir com velocidade: como o NOC garante a disponibilidade dos negócios
20/04/2018
Algar Tech

Enxergar antes, agir com velocidade: como o NOC garante a disponibilidade dos negócios

Atualmente, as organizações têm utilizado de forma intensa a área de TI, uma vez que todo o gerenciamento do negócio está vinculado diretamente com tecnologia, seja no sistema financeiro, de RH, no ERP, CRM ou em até em situações mais simples, como o registro de entrada e saída de pessoas em uma catraca.

Por isso, é preciso que a TI seja cada vez mais proativa em relação à descoberta e resolução rápida dos problemas a fim de reduzir o tempo de downtime dos sistemas que mantém as empresas em funcionamento.  Mas como fazer isso em um mundo cada vez mais conectado onde os ambientes de tecnologia se tornam cada vez mais complexos?

Dentro da estrutura de administração da infraestrutura de TI, a primeira ferramenta capaz de fornecer informações preventivas é o NOC, em português Centro de Operações de Rede. Considerado um conjunto de ferramentas e tecnologias capaz de garantir a disponibilidade da TI e continuidade dos negócios das grandes empresas, o NOC gera relatórios detalhados de todas as atividades de TI e Telecom, ajudando a antever possíveis falhas além de identificar necessidades de atualizações e gerenciamento de segurança contra ataques.

Mas não basta ter um NOC qualquer. É preciso ter um Centro de Operações de Rede completo, que conte com ferramentas que avaliem a saúde da infraestrutura de tecnologia e telecom, monitorem em tempo real e gerem estatísticas de crescimento do ambiente e principalmente conte com ferramentas analíticas que sejam capazes de mitigar os riscos e indicar as melhores soluções para os problemas encontrados. Para isso, é essencial conhecer e confiar na empresa parceira que irá desenvolver esse trabalho preventivo de monitoramento, como aconteceu com o Ministério da Educação (MEC) ao contratar o NOC Algar Tech para minimizar o downtime em suas operações. Conheça mais sobre essa parceria de sucesso a seguir.

Como o MEC modernizou sua infraestrutura com o NOC Algar Tech

O Ministério da Educação (MEC), órgão central das políticas educacionais brasileiras (educação básica, superior, continuada, profissional e tecnológica, alfabetização, diversidade e inclusão),  tem como principal objetivo promover o ensino de qualidade e reforçar uma visão sistêmica da educação.

A fim de cumprir esse propósito de forma ainda mais eficiente, o ministério entendeu que era o momento de adotar uma política de modernização e melhoria da gestão e práticas de operacionalização dos serviços de TI em favor da dedicação e atuação direta em atividades que possuem aderência com as estratégias e determinações que regulam o setor.

Em um cenário de TI marcado por 7 mil chamados/mês, 5 mil pontos de rede,  3 mil estações de trabalho, 45 servidores de rede físicos, mais de 300 servidores virtuais e administração de storage de 1.3 petabyte, era preciso superar os seguintes desafios para conseguir modernizar a infraestrutura de TI e manter o ambiente computacional plenamente funcional para milhões de brasileiros:

  • Implantar práticas mundiais de gestão de TI para programas com alto nível de criticidade;
  • Suportar os principais sistemas educacionais do país em um ambiente altamente crítico;
  • Ter à disposição especialistas, ferramentas e tecnologias com qualidade e segurança;
  • Criar um novo negócio de TI baseado em produtividade e  SLAs;
  • Estruturar uma governança de TI e manter o ambiente de infraestrutura plenamente funcional para funcionários e milhões de usuários brasileiros.

As necessidades atendidas

Para conseguir suporte para os 324 sistemas eletrônicos do ensino da educação básica, técnica profissional e superior (sendo 20 deles considerados críticos com picos de acessos em alguns períodos do ano) e 649 bases de dados transacionais utilizados por milhões de usuários era preciso contar com uma parceria de uma empresa sólida e que fosse capaz de oferecer todas as garantias de operação e continuidade dos negócios do ministério.

Por atender a todos esses requisitos, a Algar Tech se tornou uma parceira de negócios do MEC ao oferecer uma solução que representa a evolução do conceito tradicional de monitoramento.  Entre as necessidades que foram atendidas pela solução, estão:

  1. Centro de Operações de Rede e Controle local;
  2. Monitoramento proativo de mais de 11 mil elementos, serviços, sistemas e hosts;
  3. Profissionais especialistas, com certificações reconhecidas mundialmente, além de um Centro Integrado de Serviços.
  4. Garantia da conectividade de todo o ambiente de produção, desenvolvimento, teste e homologação.
  5. Serviços de TI 24 x 7 para suporte e administração de toda a infraestrutura de TI (banco de dados, rede e segurança, sistemas operacionais, backup e restore).

Os resultados alcançados pelo MEC com o NOC Algar Tech

Em dois anos de operação, a solução da Algar Tech entregou um gerenciamento eficiente, proativo e contínuo capaz de mensurar todos os processos da infraestrutura e dos serviços de TI do Ministério da Educação. Resultados, como a alta disponibilidade, a capacidade de trabalhar com bancos de dados na ordem de milhões de registros, a gestão de sistemas críticos com mais de 2 milhões de registros por dia e a redução da indisponibilidade dos recursos e sistemas de tecnologia estão entre as principais conquistas alcançadas pela implementação do NOC Algar Tech na área de TI do MEC.

Confira alguns números registrados ao longo desses dois anos de parceria pelo ambiente de tecnologia do ministério:

  • 99,7% de disponibilidade dos servidores de rede, dados e aplicação;
  • 99,8% de disponibilidade dos serviços críticos (Sisu, Prouni, Simec, Emec, Fies, Presença e Pronatec);
  • 99,9% de disponibilidade da solução de monitoramento;
  • 99,9% de disponibilidade dos storages;
  • Gestão à vista com BI 360º.

Mudança de paradigma

Em tempos de Transformação Digital, empresas de alto desempenho, como o MEC, necessitam de um ambiente de TI monitorado. Nesse sentido, contar com uma solução de monitoramento eficiente e contínua é essencial para todas as empresas que desejam atingir a alta disponibilidade da TI e a continuidade dos seus negócios através da redução de downtime, aumento da agilidade e escalabilidade e gestão unificada do ambiente tecnologia e suas aplicações.

Esse tipo de adoção representa disrupção de um paradigma onde a infraestrutura de TI sai de uma condição tradicionalmente reativa para uma atuação proativa e alinhada com as estratégias do negócio. Por isso, entender de forma clara onde a organização se encontra e até onde ela pode chegar com a atual infraestrutura é de suma importância para a realização de investimentos de tecnologia assertivos e o NOC se mostra como um grande aliado nessa missão.

 

 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.