Como as práticas sustentáveis contribuem para os negócios e o meio ambiente
26/12/2017
Algar Tech

Como as práticas sustentáveis contribuem para os negócios e o meio ambiente

Trabalhar para reduzir o consumo de papel e plástico está entre as ações que podem ser implementadas dentro das grandes empresas

A adoção de práticas sustentáveis por parte das empresas deixou de ser algo meramente ligado a uma estratégia de marketing: a ideia de sustentabilidade corporativa tem permitido que as organizações alcancem crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, o investimento em medidas verdes contribui para a construção de uma imagem positiva junto aos clientes e também ao mercado. Desse modo, fomentar práticas dessa natureza acabou se tornando uma tendência cada vez mais forte no mundo corporativo.

Além de ações relativas ao meio ambiente, como a preocupação com o desperdício de material e energia, a sustentabilidade possui vertentes que podem ser aplicadas de diversas maneiras dentro do ambiente organizacional. Desde a reciclagem de papel até o desenvolvimento humano, com programas de inclusão, uma empresa sustentável, de fato, busca investir tanto em soluções que visam tanto preservar o meio ambiente quanto beneficiar os contextos social e econômico da comunidade no entorno das instalações do negócio.  

Conheça algumas práticas sustentáveis que minimizam os impactos ambientais e que podem ser incorporadas na rotina das organizações:

1. Redução no uso de copos descartáveis

O copo descartável leva aproximadamente 450 anos para se decompor na natureza. Além disso, quando o assunto é a reciclagem, ele é um resíduo de baixo valor econômico, se comparado a outros materiais, como alumínio e papel.

Por isso, criar campanhas internas que incentivem a troca dos copos de plástico por canecas ou copos de vidro é uma atitude que pode impactar de forma positiva a natureza. Outro ponto favorável de uma ação como essa está relacionado à redução dos custos referentes a aquisição de copos descartáveis, que ao longo dos meses, pode chegar a valores expressivos.

2. Diminuição no consumo de papel

Incentivar o uso consciente de papel dentro das grandes empresas é uma prática que pode impactar diretamente tanto a natureza quanto o setor financeiro dos negócios. Isso porque o desperdício com impressões e cópias desnecessárias está entre os líderes do ranking de consumo indiscriminado de folhas de papel. Como o tipo de tinta utilizado pelas impressoras prejudica a reciclagem, é preciso pensar em ações que auxiliem na conscientização dos colaboradores.

Sendo assim, apostar no uso prioritário da comunicação eletrônica e utilizar frente e verso das folhas para impressão pode ser o primeiro passo rumo ao uso consciente desse tipo de material. Aproveitar papéis que não serão mais usados como rascunho para anotações e investir no uso de folhas recicladas também contribui com essa promoção da diminuição no uso de papel.

3. Eficiência energética

Levantamentos de especialistas apontam que a mudança de comportamento, no que diz respeito ao melhor uso das fontes de energia, pode reduzir em até 10% o consumo de energia nas empresas. Ações simples, como fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos ou escova os dentes, apagar as luzes de ambientes vazios e deixar equipamentos ligados somente quando estiverem em uso, são alguns exemplos de práticas que contribuem para a redução do consumo de energia.

Além disso, investir no uso de energias renováveis também colabora com o projeto de eficiência energética dentro das organizações. Atenta a essa importância, a Algar Tech investiu em um projeto dessa natureza em sua sede, localizada em Uberlândia. Considerado o 1º Data Center Verde da América Latina movido a energia solar fotovoltaica, a estrutura promovida pela Algar Tech conta com um sistema fotovoltaico composto por 14917 lâmpadas, capazes de gerar 1336,8 MWh/ano.

Com a certificação ISO 14001, que atesta a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma companhia, a Algar Tech reforça sua postura de organização orientada à implementação de ações voltadas para as questões ambientais. Além disso, desde 2016, a empresa aderiu ao Pacto Global, desenvolvido pela ONU, que tem como objetivo mobilizar o mundo corporativo internacional para a adoção de valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

E você, já implementou alguma prática sustentável na sua empresa? Reconhece a importância que esse tipo de ação pode conferir aos negócios? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.