Algar Tech aplica projeto de reuso de água desenvolvido internamente
17/08/2017
Algar Tech

Algar Tech aplica projeto de reuso de água desenvolvido internamente

Programa foi produzido por associados e possibilitou economia superior a 160 m³ de água por mês em uma das unidades

Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Algar Tech continua investindo em programas voltados para sustentabilidade. Além da orientação constante de seus 12 mil associados, como são chamados os colaboradores, para o consumo consciente de água, a companhia implementou um projeto que consiste no reaproveitamento da água gerada pelo ar condicionado para atividades não potáveis.

O programa foi desenvolvido pelos próprios associados da Algar Tech e está sendo aplicado desde 2016 na unidade de Campinas, no interior de São Paulo, região que sofreu com a escassez de água nos últimos anos. A água, provinda dos drenos dos equipamentos, é desviada para um sistema de armazenamento próprio e bombeada para as descargas dos sanitários da empresa.

Após a implantação, houve uma redução de 13% no consumo em relação ao ano anterior e uma economia de mais de R$ 92 mil nas despesas com abastecimento de água. Em paralelo, houve o trabalho de conscientização dos associados a utilizarem a água com parcimônia para a conservação desse bem natural esgotável. Mais do que reduzir os custos, o propósito é promover o desenvolvimento sustentável da companhia e se tornar um exemplo para clientes e parceiros que tenham os mesmos ideais.

Para criar o sistema, a equipe desenvolveu um estudo de soluções possíveis para identificar a forma mais viável por meio de análise de custo-benefício. Além disso, planejou as etapas para garantir redução efetiva do consumo e identificar possíveis falhas, analisou e acompanhou as fases de implantação e fez as adaptações necessárias ao longo do piloto para introduzir o projeto de forma eficaz. Atualmente, um time dedicado avalia os resultados obtidos e busca formas de aprimoramento e expansão do programa.

Para nós, cuidar do meio ambiente, é cuidar das pessoas. Sempre nos preocupamos em realizar e incentivar práticas voltadas para as questões ambientais. Está em nossos valores ter práticas sustentáveis”, complementa a diretora de Talentos Humanos da Algar Tech, Marineide da Silva Peres.

Fonte: Brasscom

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.