Principais dificuldades na gestão de cobrança de uma empresa
26/06/2017
Algar Tech

Principais dificuldades na gestão de cobrança de uma empresa

Em tempos de crise todos são afetados, comerciante e consumidor. A empresa precisa manter seu caixa funcionando em ordem, ao mesmo tempo em que os clientes precisam quitar suas faturas. No entanto, manter um negócio nessas condições é um grande desafio, e uma das principais dificuldades encontradas pelas empresas é a inadimplência. Pois, a demora ou o não recebimento do pagamento das vendas já efetuadas podem gerar graves problemas de fluxo de caixa, prejudicando a saúde financeira da organização.

Para evitar essa situação, é necessário que a corporação conte com uma gestão de cobranças eficiente. No entanto, assim como em qualquer setor, existem dificuldades, como as que citaremos a seguir:

O relacionamento com os clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é essencial e para isso, o atendimento prestado a todos os consumidores deve ser sempre de qualidade, mesmo os inadimplentes.

E para oferecer um bom atendimento é preciso investir em formas de cativar o consumidor. Uma maneira simples de agradar é disponibilizar variadas formas de pagamento e isso deve ser mencionado já no início da conversa, para que o cliente tenha a chance de considerar que existem diversas maneiras de quitar a dívida que contraiu. No caso do consumidor querer negociar a dívida, o atendente deve mostrar a ele todas as opções disponíveis.

Além disso, é essencial tratar o cliente com respeito, mantendo a calma e escutando sempre o que ele tem a dizer. Também é tarefa do atendente solucionar qualquer tipo de problema o mais rápido possível, sempre com objetividade.

Deixar o cliente à vontade é o primeiro passo para uma boa conversa. E, para tratar o consumidor da maneira correta, é preciso muito treinamento e capacitação. Ou seja, investir na preparação desses profissionais é essencial. Além disso, os funcionários da equipe de atendimento precisam ser valorizados, com salários justos e premiações.

Lidar com novas tecnologias

As empresas que não são especializadas em cobrança, mas que dispõem de um setor focado nisso, nem sempre irão investir nas mais atuais tecnologias do ramo. No entanto, a utilização dessas ferramentas pode resultar na diminuição de custos e otimização de tarefas. Além disso, utilizá-las é ainda mais importante em um cenário onde é necessária reestruturação para atravessar os momentos de crise.

Quanto mais tecnologias a favor da empresa, a fim de tornar completa a base de dados, melhor fluirá a conversa e mais chances de conseguir o pagamento da dívida. O atendente que for bem treinado saberá tudo que ocorreu até ali e, com esse conhecimento, poderá manter o diálogo da melhor forma possível.

Até mesmo o jeito de conversar, as palavras, o tom que deve ser usado, tudo isso poderá ser definido apenas com uma leitura rápida nos relatórios e históricos do cliente.

Otimização do atendimento

Este tópico complementa o item anterior, afinal, a tecnologia ajudará o atendente, pois ele terá disponível uma base de dados completa no computador, além do software gerar históricos e consultas que ajudarão o funcionário a resolver a questão.

Nesse momento, é fundamental aumentar o número de alternativas para os clientes, apresentando soluções flexíveis para estimular a recuperação de crédito e a relação entre empresa e consumidor. A maneira como a solução é apresentada faz total diferença na hora da recuperação da dívida.

Para as empresas, há momentos em que o inadimplente é tão importante quanto o consumidor que está em dia com as suas contas. Por isso, é importante priorizar o atendimento de qualidade a todos os grupos de clientes.

Essa otimização pode ser feita de diferentes formas. Mas sempre lembrando que é mais eficaz valorizar a objetividade na hora de resolver os problemas. Tudo deve ser feito de forma rápida e concisa, sem enrolações ou meias palavras.

Ter consciência de que o cliente deve entender claramente qual é a situação, e o que ele precisa fazer para sair daquela dívida de uma vez por todas, é essencial.

Ter domínio sobre gestão de cobrança

No mundo dos negócios, as informações transformam-se rapidamente, especialmente no que diz respeito à tecnologia e às atualizações específicas de cada setor. Na gestão de cobrança, isso não é diferente. Por ser um fator que mexe diretamente com as finanças das empresas, sempre existem inovações nessa área e um bom empresário deve estar atento a essas novidades.

Sempre há uma forma de melhorar a produtividade e eficiência da gestão de cobrança, seja na eficácia da análise de crédito, nas estratégias de negociação e até mesmo no relacionamento com o cliente, evitando que ele deixe de quitar as dívidas.

No entanto, nem todas as empresas estão dispostas a investir muito em um único setor. A área de cobranças está em constante evolução e precisa ser acompanhada de perto, a fim de se manter sempre a par do que acontece no mercado, satisfazer o cliente e alcançar seu maior objetivo: o recebimento de dívidas.

Para isso, existem empresas focadas nessa área, que se mantém atualizadas e prestam um serviço de excelência, como será mostrado a seguir.

Algar Tech – Provedora de soluções

Desde o início de 2016, a Algar Tech vem fortalecendo seu portfólio de cobrança no Brasil, aliando as capacidades de relacionamento com o cliente (BPO) à implantação de tecnologias de multicanalidade, mobile e big data para auxiliar as empresas na cobrança e recuperação de crédito.

As soluções de cobrança oferecidas pela companhia hoje são possíveis graças ao know-how da empresa como integradora nos segmentos de TIC e BPO, que possibilita aliar inteligência especializada e recuperação de crédito às tecnologias mais avançadas de analíticos, multicanalidade e mobilidade.

Conheça a seguir as soluções da Algar Tech destinadas às centrais de cobrança e os seus principais benefícios:

  • Crédito e cobrança sob medida: com operações especializadas para diferentes perfis de clientes e períodos da dívida, torna-se possível aumentar a assertividade das ações de cobrança e potencializar os índices que medem a recuperação dos valores relacionados à inadimplência.
  • Tratamento e enriquecimento de mailing: um mailing bem trabalhado pode aumentar as chances de conversão. Ao abordar a pessoa certa com as informações corretas a seu respeito há um considerável aumento nas chances das campanhas de cobrança realizadas alcançarem os resultados esperados.
  • Soluções analíticas: com o uso da inteligência de Big Data, a Algar Tech construiu uma regra de acionamentos ideal para cada cliente. A partir de um sistema completamente analítico, o mailing da empresa é segmentado conforme os dados cadastrais, comportamento e perfil do consumidor, a fim de otimizar tempo, enriquecer o banco de dados e direcionar a cobrança de forma eficiente e estratégica.
  • Multicanalidade: atualmente, além do telefone, existem variadas maneiras de entrar em contato com cliente. Sendo assim, a Algar Tech faz uso de múltiplos canais, como chat, WhatsApp, Telegram, e-mail, SMS e redes sociais, proporcionando maior agilidade, eficiência e conveniência.
  • Experiência em contact center: a Algar Tech conta com profissionais experientes no ramo, bem treinados e capacitados para abordar o cliente e conduzir o diálogo da melhor forma possível.
  • Portal de negociação: com um portal próprio e parametrizável para negociação não invasiva, a Algar Tech permite que as empresas disponibilizem um canal de autosserviço para que os próprios clientes sejam capazes de negociar suas dívidas, renegociar parcelas e emitir boletos de pagamento. Disponível tanto para web quanto para dispositivos móveis, essa interface é ideal por aumentar as expectativas de recebimento de forma automatizada e de baixo custo.

Prezar pela qualidade na gestão de cobranças pode ser o que diferencia a sua empresa das demais em tempos de crise. Por isso, informar-se e optar pelo serviço que melhor atende seus negócios pode ser a decisão mais acertada.

E você, tem algo a acrescentar baseado na sua experiência no ramo das cobranças em tempos de crise? Compartilhe conosco a sua opinião!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.