Como atrair e reter talentos utilizando uma política de benefícios e plano de carreira
20/09/2017
Algar Tech

Como atrair e reter talentos utilizando uma política de benefícios e plano de carreira

Com o crescente aumento da competitividade observado no mercado e as mudanças relacionadas aos postos de trabalho, a atração e retenção de talentos são grandes desafios para as organizações. Considerados parte importante de todo e qualquer negócio, os colaboradores precisam estar em constante aperfeiçoamento e altamente motivados, a fim de auxiliar as empresas na conquista de seus resultados.

Nesse sentido, a busca por um clima organizacional favorável, uma política de benefícios atrativa e a construção de planos de carreira específicos para cada cargo são passos essenciais para manter os profissionais satisfeitos e comprometidos com as empresas em que trabalham.

Grandes organizações de tecnologia, como Facebook, Google, Netflix destacam-se no mercado quando o assunto é incentivo ao funcionário. Com programas de treinamentos especializados e políticas de benefícios que envolvem atrativos relacionados à licença maternidade estendida, horário flexível de trabalho, áreas de lazer e assistência psicológica, essas empresas podem servir como inspiração para os negócios que buscam trabalhar melhor essas questões dentro do contexto organizacional.

As vantagens de uma política de benefícios e plano de carreira

Trabalhar aspectos ligados à motivação é primordial para a atração e retenção de talentos. Além de fazer com que os profissionais se sintam bem dentro do ambiente de trabalho, essa ação também faz com que o índice de turnover da empresa diminua, o que favorece os projetos de longo prazo, evita a perda de talentos para o mercado, reduz os custos relacionados aos processos de seleção e auxilia na condução das atividades de recursos humanos.

As leis trabalhistas já preveem algumas garantias aos trabalhadores, como vale transporte e 13º salário. Entretanto, o ideal é que outros incentivos sejam oferecidos com o intuito de reconhecer a dedicação dos colaboradores, além de propiciar o estreitamento de um vínculo maior com a empresa, criando assim um relacionamento mais próximo e humano.

A definição dos benefícios mais indicados a serem oferecidos pelas empresas é considerada uma decisão altamente estratégica, visto que é interessante que ela contemple tanto os anseios dos profissionais quanto os parâmetros de custos preestabelecidos pela organização além das práticas de mercado. Por isso, tentar atender necessidades que satisfazem a maioria, como a inclusão de planos de saúde corporativos e criação de um programa de participação nos lucros e resultados, pode gerar um impacto muito positivo entre os colaboradores.

Além disso, disponibilizar benefícios relacionados à educação, como parceria com universidades e oferecimento de cursos, descontos em shows e eventos culturais e auxílios ligados à alimentação e viagens, podem ser algumas das possibilidades à disposição das organizações para motivarem seus funcionários.

Quanto ao plano de carreira, ele é importante, pois contribui positivamente para a vida pessoal e profissional dos colaboradores, visto que ele oferece opções para o crescimento e a ascensão dentro da empresa. Já para a empresa, esse tipo de ação é benéfica porque além de conseguir aproximar gestores e funcionários também consegue gerar um aumento natural da produtividade dos colaboradores e faz com que os talentos sejam atraídos e retidos na organização.

O plano de carreira e a política de benefícios na Algar Tech

Na Algar Tech, as oportunidades de evolução profissional são regidas pelo chamado Plano de Carreira em Y, que tem como objetivo aproveitar o potencial dos associados e adequar sua respectivas vocações, a fim de fazer com que os perfis de profissionais sejam direcionados para as vagas condizentes à formação e experiência de cada um.

Duas modalidades de carreira são previstas por esse plano utilizado pela Algar Tech, que são: carreira gerencial e carreira técnica. A primeira prevê o crescimento profissional de um talento em funções de gestão envolvendo principalmente o gerenciamento de pessoas e a condução e formação de equipes. Já a segunda permite o crescimento profissional de um talento em funções onde requer-se conhecimentos, habilidades e desenvolvimento técnico, ou seja, especialização em atividade técnica exclusiva dentre os vários ramos da ciência.

Dentro da estrutura hierárquica da companhia, os 426 cargos disponíveis atualmente são divididos em três níveis, nomeados como cargos executivos, cargos em ascensão e cargos não-executivos. Devido às particularidades próprias de cada nível, cada um possui regras de pacote de benefícios, formação e remuneração variável diferenciados, obedecendo o nível de complexidade e responsabilidade do cargo.​

Do ponto de vista da Política de Remuneração, a Algar Tech oferece um pacote composto por remuneração fixa, remuneração variável (Participação nos Lucros e Resultados, Incentivos, Comissões, Gratificações e Premiações), Cesta de Benefícios e uma Política de Evolução Salarial e de Carreira que harmoniza todos estes componentes. Já entre os principais benefícios contemplados nos níveis hierárquicos, estão: vale alimentação, vale refeição, convênio médico e odontológico, fundo integrativo, seguro de vida, vale transporte, auxílio creche, salário família, previdência privada, descontos comerciais, estacionamento, entre outros, que se diferenciam quanto à elegibilidade e disponibilidade, conforme o tipo de cargo, negócio e geografia.

E você, o que pensa a respeito de política de benefícios e plano de carreira? Já tem estruturado algum modelo na sua empresa para atração e retenção de talentos? Compartilhe sua opinião nos comentários.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.