A gestão de pessoas como estratégia para a valorização dos talentos humanos
07/04/2017
Algar Tech

A gestão de pessoas como estratégia para a valorização dos talentos humanos

Contar com uma equipe de colaboradores satisfeitos, felizes e motivados é determinante para o sucesso de uma empresa, uma vez que a conquista de bons resultados é fruto do empenho e da dedicação das pessoas. Por isso, preocupar-se com a qualidade da infraestrutura oferecida aos trabalhadores pode impactar diretamente na produtividade e no bom desempenho das funções de cada um. Dessa forma, a condução de uma política de gestão de pessoas que valorize e cuide dos colaboradores é essencial para uma companhia que deseja crescer e atingir todas as metas de resultados estabelecidas.

A gestão de pessoas prevê uma série de ações que podem ser desenvolvidas em prol dos colaboradores, como desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, treinamentos, programas de benefícios, valorização de talentos, entre outros. Além disso, é responsabilidade desse departamento disseminar a cultura da empresa, implementar processos internos que facilitem o trabalho e tornem o ambiente mais agradável, oferecer todo o suporte necessário para que as pessoas consigam desempenhar suas atividades da melhor maneira possível, administrar conflitos, reter talentos e avaliar contratações.

A Algar Tech

Nesse sentido, a Algar Tech, empresa do Grupo Algar que atua no mercado corporativo há 18 anos, por meio de um portfólio de soluções de Gestão de Clientes e Gestão de Serviços de TIC no Brasil, carrega em sua essência a motivação de trabalhar sempre a serviço de alguém, ou seja, é guiada por uma visão de Gente Servindo Gente. Esse lema, que determina toda a forma de ser e agir da companhia, sustenta as práticas de incentivo, valorização, respeito e relacionamento próximo de seus talentos que acompanha toda a história de crescimento da empresa.  

Conheça a seguir os motivos pelos quais a Algar Tech é considerada uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e como as práticas voltadas para a gestão de pessoas fez com que a organização conquistasse uma posição de destaque no ranking da GPTW Brasil 2016. A pesquisa, conduzida pela Great Place to Work em parceria com a revista Época, avalia o índice de confiança dos funcionários com o ambiente de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas.

Estrutura

Tangibilizando o propósito de Gente Servindo Gente, a Algar Tech construiu e mantém uma estrutura física que coloca em prática toda a filosofia estabelecida pela empresa. Nas principais unidades de contact center existem praças de convivência com iluminação natural, TVs e mesas coloridas que são destinadas a descanso dos associados, realização de refeições, participação em celebrações e até mesmo atividades de lazer. A sede matriz conta com um grande anfiteatro, localizado em meio a um bosque, para atividades culturais e entretenimentos, além de um espaço ecumênico dedicado à meditação e religiosidade.

A estrutura conta ainda com uma academia de ginástica (com valores subsidiados) e uma lanchonete voltada para a alimentação natural e saudável, chamado de Espaço Light.  Os associados também têm à disposição programas regulares de ginástica laboral, serviços de massoterapia realizados de forma gratuita e por meio de talentos especiais com deficiência visual.

Empresa-rede

Com diferenciais competitivos fundamentados no tripé Gestão de Pessoas, Gestão de Processos e Gestão de Ambientes, a Algar Tech acredita que o talento humano é o principal responsável por orientar uma relação transparente e de confiança com os diferentes públicos que a empresa lida diariamente. Assim, o modelo de gestão, conhecido como empresa-rede, é fundamental para incentivar o comprometimento e estimular a participação de todos nas decisões tomadas pela companhia.

O espírito de equipe, comprometimento, crescimento humano e profissional, a liderança educadora, autonomia com responsabilidade, participação no processo decisório, identificação dos graus de responsabilidade e o reconhecimento das pessoas como associados ao invés de empregados são os princípios que norteiam uma empresa-rede e fazem dela um lugar melhor para se trabalhar. Na prática, o que pode ser observado com a adoção desse modelo dentro da Algar Tech é a colaboração de todas as áreas, que se transformam em centros de resultados e funcionam como uma espécie de microempresas internas. Essa ação é essencial para que todos possam colaborar na criação do plano estratégico da companhia e auxiliar no cumprimento de metas e orçamentos estabelecidos, o que cria uma cultura democrática, com direitos e deveres claros e objetivos, além de gerar autonomia com responsabilidade.

Top Performance

A valorização dos talentos humanos faz parte da essência e da realidade vivenciada pela Algar Tech. Prova disso é a existência de iniciativas, como o programa de eficiência operacional Top Performance. Criado há cinco anos, ele busca promover aos associados premiações, reconhecimento e visibilidade formais por parte da empresa pelo comprometimento e resultados individuais conquistados.

Além disso, ele trabalha no desenvolvimento de talentos e crescimento profissional e pessoal por meio de ações, como desenvolvimento de habilidades específicas (DHE), coaching, programa de trilhas e estilos, formação inicial e específica, formação de liderança, programa de inovação, programa de jovens talentos, cursos com certificação, entre outras.

A importância da universidade corporativa

Por considerar que cada talento é um agente em potencial para a criação de soluções e fundamental para a sustentabilidade dos negócios, a Algar Tech atua também em conjunto com a universidade corporativa do Grupo Algar, conhecida como UniAlgar, para promover o desenvolvimento e a valorização dos seus associados, sem deixar de lado o bem-estar e a qualidade de vida dos mesmos.

Criada em 1998, a UniAlgar, tem como principal objetivo desenvolver o potencial humano através da implantação e gestão de programas de educação continuada em um grupo com mais de 23 mil associados. Ao tangibilizar a proposta de valorização dos talentos humanos, a universidade corporativa tornou-se uma ferramenta estratégica utilizada por todas as empresas do grupo, contribuindo para que a qualificação seja um diferencial de atuação no mercado. Além disso, ao oferecer um currículo de cursos baseado em conceitos e práticas empresariais, ela se diferencia do modelo das universidades convencionais.  

Ao todo, até o final de 2015, 264 treinamentos presenciais e 217 cursos online foram ofertados aos associados Algar por meio da UniAlgar. Com investimento de mais de 9 milhões de reais, a iniciativa é cada vez mais valorizada pelos colaboradores, fato esse comprovado pelo número de participações nos treinamentos oferecidos: 14.419 participações presenciais e 23.373 participações online.

Respeitar, incentivar, valorizar e investir: essas são as premissas da Algar Tech para que seus talentos estejam sempre em constante desenvolvimento e em sintonia com as estratégias corporativas. Todo esse trabalho resulta em uma sólida confiança estabelecida no mercado e possibilita a oferta de soluções inovadoras às mais de 300 grandes empresas clientes da companhia.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.