Conheça 7 certificações de Cloud Computing muito importantes atualmente
10/08/2017
Algar Tech

Conheça 7 certificações de Cloud Computing muito importantes atualmente

Conhecidas por medir o conhecimento técnico dos colaboradores, as certificações de Cloud Computing qualificam e oferecem um diferencial aos profissionais

Cada vez mais o cloud computing tem ganhado espaço no contexto corporativo. O número crescente de empresas que hospedam suas aplicações na nuvem oferece uma amostra de que a adoção desse tipo de tecnologia é algo inevitável. De acordo com o Gartner, até 2020 a política “sem nuvem” dentro das organizações será tão rara quanto a política “sem internet” é nos dias de hoje. Até mesmo as companhias mais inflexíveis, segundo a consultoria, irão se render e admitir que o cloud é uma das tecnologias que definitivamente não se pode ignorar.

E o mercado comprova que essa previsão está no caminho certo. A IDC Brasil, em suas indicações de tendências para o setor de TIC em 2017, divulgou que a cloud pública deve crescer 20% neste ano, atingindo o patamar de US$890 milhões. Nesse cenário de crescimento, os Cloud Service Brokers ganham destaque: até 2018, 85% dos ambientes serão multicloud. Já em 2020, a previsão é que eles alcancem cerca de 50% das receitas dos provedores desse tipo de tecnologia.

Essa realidade indica que o mercado de cloud computing tem tudo para gerar uma demanda crescente por profissionais de TI qualificados e que tenham completo domínio do assunto. Nesse sentido, buscar por certificações reconhecidas e valorizadas surgem como um mecanismo capaz de auxiliar pessoas que procuram por oportunidades de trabalho na área. Conheça a seguir sete certificações de Cloud Computing consideradas muito importantes atualmente.

  1. Certificate of Cloud Security Knowledge

Considerada pioneira no segmento de certificações voltadas para a computação em nuvem, a Certificate of Cloud Security Knowledge não está diretamente relacionada a nenhum provedor de serviços de cloud, uma vez que tem como intuito certificar a competência dos profissionais em áreas consideradas essenciais para a garantia da segurança na nuvem. Oferecida pela Cloud Security Alliance (CSA), essa certificação, que já foi adquirida por mais de mil profissionais de TI em todo o mundo, abrange uma ampla gama de tópicos, como arquitetura, governança, legal, auditoria, gerenciamento de informações e segurança de dados.

  1. AWS Certified Solutions Architect

As certificações Amazon Web Services (AWS) foram criadas para reconhecer os profissionais de tecnologia que apresentam habilidades e conhecimentos técnicos e específicos obrigatórios para planejar, implementar e executar demandas relacionadas à infraestrutura AWS. Dividida em três níveis, denominadas como Associate, Professional e Specialty, as certificações da Amazon possuem quatro segmentações distintas que visam atender os seguintes públicos: arquitetos (arquitetura), desenvolvedores (desenvolvimento), profissionais de operação (operações) e especialistas que lidam com dados e redes avançadas (exames specialty).

No segmento de arquitetura, os exames validam o conhecimento técnico dos arquitetos de soluções, engenheiros de projetos e profissionais que projetam aplicações sistemas na Amazon Web Services. Já no desenvolvimento, as certificações ratificam a especialização técnica do profissional para desenvolver e manter aplicações na respectiva plataforma.

Os exames do segmento de operações autenticam o conhecimento técnico de administradores de sistemas e pessoas responsáveis por DevOps que criam implementações de aplicações, redes e sistemas passíveis de automatização e repetição na AWS. Por fim, as certificações specialty atestam o conhecimento de profissionais que são, ao mesmo tempo, especialistas em Amazon Web Services e também em áreas técnicas específicas da tecnologia.

  1. Cloud Institute Certifications

O Cloud Institute Certifications opera a nível global e oferece um programa de certificações neutras, ou seja, sem vínculo com nenhuma empresa prestadora de serviço de computação em nuvem. Dedicado a especialistas que trabalham com cloud computing, arquitetura, segurança, governança e infraestrutura, o programa baseia seus ensinamentos nas descobertas e recomendações do National Institute of Standards and Technology, do Departamento de Comércio dos Estados Unidos.

Atualmente, o instituto disponibiliza uma avaliação aberta, chamada Cloud Open Exam (COE), e duas certificações propriamente ditas, que são o Architect Architect Certified (CCA) e o Certified Cloud Professional (CCP).

O COE é considerada uma introdução ao assunto de computação em nuvem e oferece conhecimento acerca de conceitos básicos do assunto, como o que é IaaS, PaaS, SaaS, suas principais vantagens e as características da tecnologia. Já as certificações são voltadas para a capacitação em design e implementação de cloud computing (CCA) e conhecimento aprofundado em modelos de negócio e a essência do funcionamento técnico da nuvem (CCP).

  1. Cloud School

A Cloud School é uma escola global que disponibiliza diversos treinamentos e certificações, sendo um dos segmentos oferecidos com foco na computação em nuvem. O programa de certificados é destinado a diversas áreas do cloud e não possui vínculo com nenhum provedor em específico. Entre as nove opções disponíveis, estão:

  • Certified Cloud Professional
  • Certified Cloud Technology Professional
  • Certified Cloud Architect
  • Certified Cloud Governance Specialist
  • Certified Cloud Security Specialist
  • Certified Cloud Storage Specialist
  • Certified Cloud Virtualization Specialist
  • Certified Cloud Capacity Specialist
  • Certified Cloud Trainer
  1. Red Hat OpenStack

A certificação OpenStack, oferecida pela Red Hat para administradores de sistema, tem como intuito medir a capacidade dos profissionais de TI no que diz respeito ao planejamento, construção, implantação e gerenciamento de nuvens privadas na Red Hat OpenStack. Capaz de construir nuvens que conseguem gerenciar diversos componentes de infraestruturas virtualizadas (IaaS), a plataforma permite que o usuário utilize apenas os componentes que desejar, como Swift, Cinder, Glance e Keystone.

Os administradores certificados pela Red Hat tornam-se habilitados para instalar e configurar o OpenStack, gerenciar usuários, projetos, gêneros e regras e também o armazenamento realizado na plataforma.

  1. CompTIA Cloud Essentials e Cloud+

Ambas oferecidas pela CompTIA, as certificações Cloud Essentials e Cloud+ são classificadas respectivamente como especializada e profissional, o que exige do candidato conhecimento prévio acerca da cloud computing. A Cloud Essentials proporciona ao profissional compreender aspectos comerciais e técnicos da nuvem, oferecendo, assim, conhecimentos teóricos e práticos a respeito do assunto. Já a Cloud+ busca capacitar o candidato em relação a ambiente de rede e infraestrutura.

  1. Certified Information Systems Security Professional (CISSP)

Emitida pela The International Information Systems Security Certification Consortium (ISC)², a Certified Information Systems Security Professional (CISSP) é uma das certificações mais valorizadas no mercado. E as principais razões para isso estão ligadas ao fato de que o conteúdo oferecido é neutro e confirma, de fato, que o profissional certificado possui compreensão ampla em relação a segurança digital, cloud, mobilidade e gestão de riscos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.