Os 5 principais desafios que os CMOs precisam lidar na era digital
02/01/2018
Algar Tech

Os 5 principais desafios que os CMOs precisam lidar na era digital

A tecnologia evolui, transforma e se adapta constantemente e, com ela, o consumidor também fica diferente. A transformação digital trouxe uma série de mudanças para o cotidiano das pessoas. Hoje, o cenário é muito mais complexo do que há 10 anos: o mobile potencializa tudo, dispositivos e objetos estão cada vez mais conectados, a informação está muito mais acessível etc. Isso altera as relações interpessoais e o modo como pessoas interagem com as marcas. É nesse contexto que surge uma série de novas possibilidades para os profissionais que estão por trás das estratégias de marketing.

O modelo de marketing, que se resumia à propaganda no intervalo da novela das oito, no outdoor na principal avenida da cidade, na panfletagem no bairro nobre e em estande em eventos corporativos, deixou de funcionar. O que antes parecia inquestionável e infalível torna-se obsoleto. O consumidor, que antes era excessivamente passivo com o turbilhão de produtos e opções, agora tem mais escolhas.

A quantidade de ferramentas disponíveis pode ser uma verdadeira armadilha para quem não está preparado. Alinhar as soluções digitais disponíveis no mercado ao planejamento da empresa para aprimorar a experiência do cliente é uma das principais necessidades do profissional de marketing contemporâneo. Neste cenário tão amplo, os CMOs precisam se atualizar o tempo todo e buscar se reinventar constantemente.

O novo marketing veio da internet e para a internet, para que, por meio dela, seja gerada a demanda e ao mesmo tempo comece a participar do processo comercial. O CMO que o mercado precisa e tanto anseia é responsável pelas estratégias de prospecção e geração de demanda em um ambiente cada vez mais complexo.

Os desafios são inúmeros e nós listamos cinco que, com certeza, precisam ser superados. A mudança não é simples, pois é mais do que estrutural, é uma alteração de mindset.

#1 Escolha

Ter opções é algo maravilhoso mas também pode ser confuso. A quantidade de dados fornecidos incessantemente ao redor do mundo é imensurável e os profissionais de marketing nunca tiveram tantos aparatos tecnológicos à sua disposição para se aproveitar positivamente disso.

Ter muitas opções pode ser um verdadeiro desafio, afinal é preciso decidir quais atendem às necessidades de sua empresa e de sua estratégia. Para isso, o CMO precisa ter em mente qual problema será resolvido, qual o objetivo da ação, quem é seu público-alvo e qual a melhor maneira de atingir as metas estabelecidas. Se a tecnologia pretendida for capaz de atender estes parâmetros, a chance de que ela funcione dentro da empresa é muito maior.

Atualizar-se sem perder o foco é extremamente desafiador. Foque no que não muda: suas métricas.E encaixe as novas armas do arsenal de marketing no seu modelo de crescimento.

#2 Separar o joio do trigo (rapidamente)

Informação é poder mas não é todo mundo que consegue utilizá-la de forma produtiva. Ao administrar os dados de forma correta, uma empresa é capaz de entender melhor seu consumidor, criar estratégias mais eficientes, cortar gastos, produzir mais em menos tempo etc. Só que de nada adianta conseguir aproveitar esses dados quando eles já são insignificantes. O objetivo maior é garantir a satisfação do consumidor através de interações em tempo real que vão de encontro a desejos e necessidades específicas.

Todos os dias, milhões de e-mails, mensagens no whatsapp, comentários em redes sociais, transações bancárias são feitos na internet. Por isso, monitorar o maior número de fontes possível torna-se uma necessidade urgente, saber separar o que é útil e o que não é para a sua estratégia também. É o chamado Big Data.

Seu desafio como CMO é criar a cultura de tomar decisões com base em números e isso passa por levantar esses números, analisá-los e agir a partir das conclusões. Num mundo cada vez mais competitivo, onde surgem novos canais e mais caos o tempo todo, ter um processo sólido e metrificado não é diferencial, mas obrigação.

#3 Gerar demanda

Esse novo CMO deve ter em mente que sua função mais importante é montar um time que seja focado em geração de leads, ou seja, potenciais clientes. O setor de marketing é o principal responsável pelas estratégias de prospecção, ou seja, todas as empresas têm que, necessariamente, passar pelo marketing para depois chegar até vendas e realmente se tornar um cliente.

Conceitos como funil, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, conversão, testes A/B, mídia paga, nutrição de leads devem fazer parte do vocabulário e cultura da empresa. Acredite, a demanda que seu time está gerando será decisiva para sua empresa bater a meta.

#4 Conteúdo direcionado

A estratégia de marketing não pode ser a mesma para diferentes plataformas, então precisa ser adaptada. Essa sempre foi uma preocupação entre os profissionais de marketing, mas é uma tarefa que fica cada vez mais complicada. Se antes existiam apenas algumas plataformas de mídia, hoje existem centenas e cada uma delas com suas peculiaridades.

Aproveitar ao máximo o potencial de cada plataforma de forma integrada, para entregar uma mensagem mais clara e assertiva é primordial para o sucesso de uma campanha de marketing. O desafio é construir um posicionamento transmídia, com uma mensagem que transcenda uma única mídia, de forma que os meios se complementem.

#5 Uni-vos

As empresas estão abandonando aquele modelo clássico onde cada setor trabalha de forma isolada, com grandes biombos separando seus funcionários e funções. Trabalhar isoladamente sem se comunicar com os demais já não funciona mais. Hoje é preciso integrar todas as áreas da empresa.

A tendência de trabalhar de forma integrada vem se consolidando nos últimos anos, graças ao surgimento de novas tecnologias e estratégias cada vez mais guiadas pelos dados, não por instintos. O desafio aqui é definir a medida certa para os investimentos em cada área e como elas devem operar de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

E você, está pronto para ultrapassar todos esses desafios? Conte pra gente nos comentários.

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.