Conheça os maiores eventos nacionais e internacionais de segurança
17/05/2017
Algar Tech

Conheça os maiores eventos nacionais e internacionais de segurança

Com a expansão da era dos negócios digitais e de tecnologias, como Cloud Computing e Internet das Coisas, a necessidade e o interesse por tecnologias de segurança da informação têm feito com que novas ferramentas, técnicas e estudos sejam pesquisados e desenvolvidos em todo o mundo. Nesse sentido, empresas e profissionais estão se preparando e investindo para essa nova realidade marcada pela sofisticação de ataques cibernéticos.

Reconhecidos como oportunidades excelentes para reciclagem e troca de experiências, os eventos de segurança da informação oferecem um espaço para apresentação e discussão em torno de tendências que podem oferecer maior confiabilidade e proteção aos dados e informações digitais das organizações. Confira a seguir as maiores conferências nacionais e internacionais de segurança e conheça a importância de cada um deles para o desenvolvimento desse setor.

Eventos Nacionais

Roadsec

Maior evento nacional de hacking, segurança e tecnologia, o Roadsec é um roadshow itinerante que viaja por capitais brasileiras, levando conteúdo e atividades que compreendem palestras, workshops, cursos, games e campeonatos de hacking e defesa digital. No último ano, 14 cidades receberam o encontro, que é voltado tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes e entusiastas das áreas tratadas pela conferência.

O Roadsec consegue reunir a comunidade hacker do país e quebrar estereótipos relacionados ao que essencialmente se configura como hacking. Normalmente confundidos com nerds e muitas vezes vistos como criminosos cibernéticos, os hackers sofrem com as distorções de imagem provocadas, principalmente, por filmes e séries televisivas. Assim, esse evento tem como objetivo esclarecer que hackers não se intitulam como tal e que possuem papel fundamental na pesquisa de novos tipos de ataques que podem comprometer a segurança dos dados de grandes corporações.

Próximas edições:

Hackers to Hackers Conference (H2HC)

A Hackers To Hackers Conference (H2HC) é uma conferência voltada para técnicos, pesquisadores e profissionais responsáveis por áreas estratégicas da empresa, como CEO, CIO, CTO e diretores de tecnologia. Organizada por pessoas que estão diretamente envolvidas com pesquisas e desenvolvimento de segurança da informação, a H2HC tem como objetivo disseminar, discutir e promover a troca de conhecimento sobre o assunto entre empresas envolvidas e participantes do evento.

Através de treinamentos e palestras com profissionais importantes do mundo corporativo, a 14ª edição da conferência irá tratar de assuntos, como segurança de aplicações web, técnicas para desenvolvimento de softwares e sistemas seguros, engenharia reversa, rootkits e análises de vírus, worms e malwares em geral. Além disso, novas técnicas e tendências que giram em torno de segurança digital também serão apresentadas e discutidas ao longo dos dois dias do encontro.

  • Próxima edição: 21 e 22 de novembro de 2017
  • Para mais informações: H2HC

Eventos Internacionais

Black Hat

Um dos mais relevantes eventos de segurança da informação do mundo, o Black Hat é composto por uma série de encontros que são voltados para o público profissional e técnico. Realizado há mais de 18 anos, ele oferece aos participantes as últimas tendências de pesquisa e desenvolvimento em segurança cibernética em um ambiente multicultural e totalmente propício para interessados no assunto.

Entre os principais objetivos do Black Hat, traçados pelos organizadores, estão a busca pela proximidade e colaboração entre academia, pesquisadores e líderes de tecnologia dos setores público e privado, além de inspirar os profissionais para a busca de crescimento em todos os níveis de carreira. T

ambém são realizados anualmente treinamentos itinerantes, que passam por cidades dos Estados Unidos, Europa e Ásia, a fim de apresentar ao público-alvo as  pesquisas de segurança que são realizadas por estudiosos da área.

  • Próxima edição: Black Hat Estados Unidos – 22 a 27 de julho de 2017
  • Para mais informações: Black Hat

DefCon

Considerada a maior conferência para hackers do mundo, a DefCon é uma oportunidade imperdível de conhecimento para profissionais que trabalham com segurança da informação. Ao longo de cinco dias, o evento reúne interessados de todo o mundo no assunto e engaja os participantes por meio de palestras com nomes de peso da tecnologia, jogos e espaços voltados para bate-papos e networking.

Criada em 1993, a DefCon acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, e a cada edição os organizadores levam inovações e temas relevantes para serem discutidos entre os profissionais presentes. Além disso, novas competições, como a de wardriving, em que hackers com computadores sem fio tentam se infiltrar em servidores alheios, são realizadas a fim de testarem os protocolos de segurança utilizados por empresas de todo o mundo.

  • Próxima edição: 27 a 30 de julho de 2017.
  • Para mais informações: DefCon 2017

Derbycon

Criado em 2011, o Derbycon reúne profissionais conceituados de segurança da informação em uma edição anual realizada em Louisville, Kentucky (Estados Unidos). Em um ambiente descontraído, a comunidade de segurança se reúne para compartilhar tendências, conceitos e ideias a respeito do assunto, promovendo aprendizagem e fortalecendo os laços entre os participantes. A fim de garantir a qualidade, o evento não tem como foco a grande concentração de pessoas, por isso a venda de ingressos é limitada e concorrida.

  • Próxima edição: 20 a 24 de setembro de 2017
  • Para mais informações: Derbycon

CCCamp e CCCongress

O Chaos Communication Camp (CCCamp) é um evento que acontece a cada quatro anos em cidades da Alemanha. Com duração de cinco dias e realizado ao ar livre, o encontro internacional de hackers oferece um ambiente descontraído para a troca de ideias, que variam desde assuntos técnicos, como segurança de dados, até questões sociais e políticas, como liberdade de acesso à informação e privacidade na web. Organizado pelo Chaos Computer Club (CCC), maior associação de hackers da Europa, o evento conta com uma infraestrutura robusta de acesso à internet, redes elétricas e alimentação, conferindo o máximo de conforto aos participantes.

Já o Chaos Communication Congress (CCCongress) é uma conferência anual, realizada normalmente nos meses de dezembro, e que também conta com a organização do Chaos Computer Club (CCC). Completando 34 anos em 2017 e considerado um dos maiores eventos de segurança, ao lado da DefCon, o congresso possui uma oferta variada de palestras e workshops que tratam de assuntos técnicos e políticos relacionados à segurança, criptografia, privacidade online e liberdade de expressão.

A seguir, listamos também outros eventos de Segurança da Informação que acontecem todos os anos no Brasil e em outros países e que você pode se interessar. Fique atento e programe-se para acompanhar as novidades e tendências que são divulgadas nestes encontros!

Junho

06 a 08 InfoSecurity
Ciab FEBRABAN
12 a 15 Palo Alto Networks Ignite 2017Gartner Security & Risk Management Summit 2017OPNFV Summit
20 e 21 Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública
29 e 30 (ISC)² Security Congress Latin America 2017

 

Julho

10 a 13 Shakacon
12 a 14 Gartner Security & Risk Management Summit Tokyo 2017
13 a 16 FISL 2017
23 Hackaflag
25 e 26 BSides Las Vegas
26 a 28 RSA Conference 2017 Asia Pacific & Japan

 

Agosto

04 a 08 SHA2017
08 e 09 Gartner Security & Risk Management Summit São Paulo 2017
21 a 24 Gartner Catalyst Conference

 

Setembro

12 Global Risk Meeting
12 e 13 Mind The Sec São Paulo
14 e 15 Privacy e Security 2017
Linux Security Summit
18 e 19 Gartner Digital Workplace Summit
20 e 21 Gartner Supply Chain Executive Conference London
25 e 26 CNASI São Paulo
25 a 27 (ISC)² Security Congress Austin 2017
27 a 29 Ekoparty Security Conference
29 Next Generation Threats

 

Outubro

04 a 06 Virus Bulletin 2017
05 e 06 Privacy e Security Europe
09 e 10 Hacker Halted
16 a 19 Focus Conference Las Vegas
20 e 21 SaciCon
23 a 26 Gartner Symposium/ITxpo São Paulo
25 CNASI Brasília
28 a 31 ISF Annual World Congress

 

Novembro

06 a 09 SBSeg 2017
07 e 08 IT Forum Expo
18 NullByte
30 CNASI Rio de Janeiro

 

Dezembro

04 a 07 Black Hat Europe

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nós ligamos pra você

Consultor especializado

mais perto da sua empresa.

PRONTO!

Em breve entraremos em contato com você.